Uma recente publicação científica do Boletim Museu Paraense Emílio Goeldi, caderno de Ciências Naturais, acaba de entregar para o mundo uma nova espécie de cobra-cega ou cecília da Guiana Francesa, a Caecilia museugoeldi. O artigo com a descrição da espécie é de autoria dos pesquisadores Adriano Oliveira Maciel e Marinus Steven Hoogmoed.

Caecilia museugoeldi, cobra cega, cecília, cobra cega da guiana francesa, nova espécie, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu Goeldi, amphibia, gymnophiona, caeciliidae, cobra, Guiana Francesa, Amazônia, ciência, pesquisa, cobras da Amazônia, natureza, animais, floresta amazônica, French Guiana, belém, paráSegundo os autores, a nova espécie de cobra-cega, do gênero Caecilia, difere da maioria das espécies do gênero no número de sulcos primário e secundários. Além disso, o padrão de cor, forma de corpo, presença de escamas subdermais e número de dentes separam Caecilia museugoeldi sp. nova das outras espécies do gênero. A descrição desta nova espécie é a primeira para o gênero após 33 anos.

O nome científico da cobra-cega faz homenagem ao Museu Goeldi, que há mais de 150 anos é referência em pesquisa e ciência na Amazônia, difundindo conhecimento sobre biodiversidade, zoologia, botânica, arqueologia, paleontologia, antropologia, geologia, hidrologia e linguístico da região amazônica.

Até o momento Caecilia museugoeldi só tem ocorrência conhecida para o leste da Guiana Francesa.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.