Sem dúvidas uma das tentações da Amazônia é o açaí – Euterpe olareace. O fruto da planta faz parte do dia a dia das pessoas do norte do Brasil, sendo um dos principais alimentos da população, tanto rural quanto urbana. Tanto sabor fez com que o açaí da Amazônia rapidamente fosse levado para várias outras regiões do Brasil, chegando até mesmo a outros países.

Açaí, açaí do Pará, tentação da Amazônia, Pará, euterpe, euterpe olareace, sementes de açaí, pé de açaí, Amazônia, açaí com peixe, açaí com farinha, açaí com tapioca, açaí com açúcar, açaizeiro, açaí é saúde, natureza, aves, aves que comem açaí, açaí da Amazônia, comprar açaí, comprar sementes de açaí, plantar açaíAntes mesmo de chegar à mesa do homem, o açaí já desempenhava um importante papel ecológico para a manutenção de uma rica biodiversidade ao servir de alimento para inúmeras espécies de animais na natureza. Os animais que mais são beneficiados pelos frutos do açaí são aves, que além de se alimentarem, realizam a dispersão das sementes do açaí, garantindo a sobrevivência da palmeira na floresta.

Rapidamente o homem percebeu que também poderia usufruir do sabor e benefícios do açaí. Por ser uma planta de porte alto, tratou logo de desenvolver um método para alcançar os cachos de açaí dos açaizeiros mais altos. Na Amazônia os colhedores de açaí sobem em pés de açaís com até 20 metros de altura para retirar os cachos mais altos da planta.

Após colheita e limpeza, os caroços de açaí vão direto para processamento manual ou para uma máquina de bater açaí, extraindo-se um líquido pastoso, de coloração roxo a roxo-escuro, pronto para servir de alimento para qualquer pessoa, sem qualquer tipo de contra indicação. Açaí é bom a qualquer hora, mas não há nada melhor do que chegar o final de tarde, sentar a mesa e saborear uma deliciosa tigela com açaí.

O açaí pode ser comido de diversas formas: açaí puro, açaí com peixe ou carne, açaí com farinha de mandioca ou tapioca, açaí com açúcar, açaí misturado com outras frutas (mais comum em outras regiões do Brasil) e até suco de açaí. Com criatividade é possível criar diferentes pratos com esse manjar dos deuses amazonenses. De toda a forma, é impossível não sentir o sabor da Amazônia.


Se você ainda não experimentou o açaí da Amazônia você não sabe o que está perdendo. Açaí é vida, açaí é saúde!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.