Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Preservá-lo é preciso! Não polua, não desmate, não queime, não degrade a fonte de todos os recursos necessários à sobrevivência do homem na terra. Infelizmente ainda não nos conscientizamos do quão importante é a necessidade de mantermos o nosso meio ambiente preservado.

5 de junho, dia mundial do meio ambiente, meio ambiente, natureza, environmental, environment, preservação, conservação, preservação ambiental, nature, natureza e conservação, preservar, florestas, oceanos, degradação ambiental, poluição, engenharia ambientalÉ preciso repensar nosso modo de vida e modelo de produção dos bens necessários à satisfação de nossas “necessidades” ou as futuras gerações terão o atendimento de suas necessidades comprometidas devido à retirada predatória de recursos pelas gerações atuais.

É preciso cuidar melhor do nosso meio ambiente. Utilizar somente o que é necessário, evitando desperdícios. É preciso tratar nossos resíduos, nossos efluentes e emissões atmosféricas, evitando a degradação da qualidade do solo, da água e do ar.

É preciso preservar nossas florestas e oceanos! Dar tempo para que as comunidades da flora e da fauna também se desenvolvam e possam nos proporcionar o fornecimento de recursos e serviços ambientais indispensáveis à sobrevivência do homem, como alimentos, água limpa e ar puro.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente pare e pense! Se você não precisa, não há necessidade de querer ter algo que é desnecessário. O meio ambiente e as futuras gerações agradecem!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.