Como fazer a identificação de pássaros desconhecidos?

O Brasil é reconhecidamente um dos países com maior riqueza de espécies de pássaros. São mais de 1.900 espécies e reconhecer cada uma em campo pode ser uma tarefa difícil para um observador de aves iniciante. Os guias de campo apresentam-se cheios de pássaros com aparências semelhantes, o que dificulta ainda mais a identificação. Mas é possível desenvolver a habilidade de identificação e se tornar um experiente observador de aves.

Como identificar pássaros, como identificar aves, identificação de pássaros para iniciantes, aves do brasil, como descobir o nome de um pássaro, ornitologia, observação de aves, birds

Em primeiro lugar é importante saber por onde não começar. Muitas dicas de identificação focam em detalhes muito específicos da plumagem chamados de marcas de campo, como marcas nos olhos, peito, cabeça e asas. Embora essas dicas sejam úteis, elas assumem que você já restringiu sua pesquisa a um grupo restrito de algumas espécies semelhantes.

Portanto, comece aprendendo a reconhecer a que grupo pertence um pássaro desconhecido. Você faz isso de duas maneiras: familiarizando-se com o tamanho, forma, padrão de cor e comportamento gerais dos pássaros, e mantendo um registro contínuo na cabeça dos tipos de pássaros com maior probabilidade de serem vistos em sua localização e época do ano.

De posse destas informações e com a ajuda de um guia de campo a identificação do pássaro se tornará mais fácil. Marcas de campo poderão ser necessárias para à identificação precisa da espécie e com o tempo você aprenderá a reconhecer essas marcas mais facilmente.

Siga o blog Natureza e Conservação no Facebook, YouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins.

Como fazer a identificação de pássaros desconhecidos? Como fazer a identificação de pássaros desconhecidos? Reviewed by Dianes Marcelino on janeiro 10, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.