A Associação Tocantinense dos Biólogos (ATOBio) em parceria com o Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) está desenvolvendo o projeto araras urbanas que visa mapear a ocorrência da arara-canindé (Ara ararauna) em Palmas/TO. A iniciativa busca a participação da sociedade por meio da ciência cidadã.

araras urbanas, arasbio, aplicativo, atobio, arara canindé, play store, Palmas, Tocantins,  ornitologia, birds, natureza

A espécie é considerada ave símbolo do Tocantins e encontrou alimentos e moradia nas principais avenidas de Palmas, onde costumam fazer os ninhos em buracos nas árvores e palmeiras das áreas verdes, praças e avenidas da cidade.

O objetivo do projeto é conhecer, valorizar e despertar a preservação da fauna silvestre urbana. Para isto, será realizado o mapeamento dos ninhos de araras-canindés na cidade através do aplicativo Araras Urbanas e @s Biólog@s – ArarasBio (disponível para Android), que irá realizar a coleta de dados estratégicos, imagens e a localização georreferenciada dos pontos de pouso das araras.

Você pode contribuir baixando o aplicativo diretamente na Google Play Store neste link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ararasbio.app e ao avistar as araras fotografe e insira o registro no aplicativo. Participe e contribua para conhecermos um pouco mais sobre o comportamento e hábitos da arara-canindé.

Com o auxílio de um binóculos você poderá ver com mais detalhes a beleza que a arara-canindé possui. Na internet você encontra modelos de binóculos com preços acessíveis, como os da Starscope.

Siga o blog Natureza e Conservação no Facebook, YouTube e Instagram.

Sobre o autor      

Dianes G. Marcelino é consultor, Engenheiro Ambiental e mestre em Ecologia de Ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins.