Um dos grandes impactos ambientais ocasionados pelas rodovias, estradas e ferrovias brasileiras está relacionado ao atropelamento de animais. Estimativas do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas, vinculado a Universidade Federal de Lavras, demonstram que os atropelamentos dizimam anualmente mais de 475 milhões de animais. Isto representa mais de 15 animais mortos a cada segundo ao longo das vias brasileiras.

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Os efeitos dos atropelamentos sobre a fauna são diretos ao ocasionar a morte desses animais, sendo as espécies ameaçadas de extinção ou com baixa densidade populacional as mais ameaçadas. Outro aspecto relacionado a esses eventos é que em decorrência das colisões, pode ainda ocorrer danos materiais, lesões e até a morte das pessoas envolvidas em um acidente com fauna silvestre.

Os atropelamentosde animais ocorrem com maior frequência nos trechos das vias onde há a presença de vegetação nativa, tais como em locais que cortam áreas de preservação permanente de curso d’água, fragmentos florestais ou unidades de conservação. No período noturno o risco de acidentes aumenta ainda mais.

Algumas medidas simples podem contribuir para reduzir esses eventos, tais como:

·        Respeitar a sinalização das vias, principalmente aquelas com indicação de trechos com risco de travessia de animais;

·        Redobrar a atenção e reduzir a velocidade nos locais com presença de vegetação nativa, principalmente no período noturno;

·        Ao avistar um animal atravessando a via, sinalizar para os demais veículos, reduzir a velocidade, parar o veículo e aguardar o animal atravessar. Nesta situação, atente-se para sua segurança;

·        Não buzine ou jogue farol alto para apressar a travessia do animal, isto pode estressá-lo ainda mais.

Em outras situações podem ser necessárias a adoção de outras medidas que tragam maior efetividade para a proteção da fauna silvestre, destacando a instalação de passagens subterrâneas e aéreas, de cercas para o direcionamento da fauna, ações de educação ambiental, bem como a execução permanente do monitoramento da fauna atropelada com vistas à revisão das medidas de controle implementadas.

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