Você já ouviu falar na perereca-de-leite ou perereca-de-boca-azul? Na natureza existem muitas espécies que se apresentam na coloração azul, mas uma em especial chama a atenção, a perereca-de-leite - Trachycephalus resinifictrix. Além da boca, os ossos e os músculos dessa espécie também são de tons azuis.

perereca de leite, perereca de boca azul, Trachycephalus resinifictrix, anfíbios, amazônia, sapos, animais, animais selvagens, animais de estimação, denuncie, tráfico de animais

A espécie chega a medir até nove centímetros e habita grande parte da floresta Amazônica, podendo ser encontrada no Brasil e outros países da América do Sul, Guiana, Colômbia, Suriname e Equador.

As características peculiares da espécie aliada à sua extensa distribuição geográfica facilitam a sua comercialização para uso como animais de estimação, o famoso pet. Os principais destinos são para zoológicos e criadores no Estados Unidos e Europa. Vale lembrar que a comercialização de animais silvestres no Brasil é crime e caso você encontre alguma situação desse tipo, denuncie ao órgão ambiental do seu município, estado ou ainda junto ao IBAMA.

Atualmente a perereca-de-leite não consta como ameaçada de extinção pela lista internacional da IUCN nem pela lista brasileira do ICMBio/MMA. Entretanto, sua comercialização como pet acende o alerta para o tráfico de animais, um dos principais mecanismos que tem levado espécies à extinção.

Siga o blog Natureza e Conservação no Facebook, YouTube e Instagram.