Todos os anos pesquisadores empregam esforços em buscas de novas espécies. Uma das mais recentes descobertas é de um pequeno sapo, o Dendrophryniscus cuca, encontrado em uma área de mata atlântica, na Reserva Nacional do Patrimônio Natural (RPPN) Chapadão da Serra Negra, nas proximidades do município de Santa Bárbara do Monte Verde, Minas Gerais. A espécie vive dentro das folhas de bromélias encontradas na região.

D. cuca, nova espécie de sapo, anuro, serra da mantiqueira, anfíbios, biologia

O epiteto “cuca” no nome da espécie foi escolhido pelos pesquisadores como forma de promover e valorizar o folclore brasileiro. Além do seu tamanho, cerca de 2 centímetros, D. cuca chama atenção pelo fato de não ter sido registrado pelos pesquisadores a vocalização da espécie, podendo indicar que este pequeno sapinho não emite som.

Essa é a quarta espécie de anuro descoberto nesta região da Serra da Mantiqueira, sendo até o momento a única localidade conhecida para a espécie na Mata Atlântica, caracterizando-a como uma espécie endêmica do bioma.

A descrição do D. cuca foi publicada em janeiro deste ano na revista científica Herpetologica, especializada em artigos sobre a herpetofauna. O estudo é assinado pelos pesquisadores Matheus Oliveira Neves, Lucio Moreira Campos Lima, Ricardo Koroiva, Renato Christensen Nali e Diego José Santana, vinculados as instituições Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Siga o blog Natureza e Conservação no InstagramFacebook e YouTube.