Na última semana um vídeo de um casal de tatus-canastra viralizou nas redes sociais ao mostrar os indivíduos acasalando, um momento raro e que até o momento era desconhecido pelos pesquisadores que trabalham na conservação da espécie. Veja o vídeo abaixo.

tatu-canastra, acasalamento, copula, giant armadillo, armadillo, animal, conservação

Para monitramento de fauna

    Câmerade trilha WiFi 60M 4K: visão noturna, impermeável, grande angular

    Câmera trilha de 30MP Tela colorida IPS LCD de 2 polegadas

Esse tipo de registro é difícil de ser realizado basicamente devido a dois fatores: o tatu-canastra é um animal de hábitos discretos e noturnos, e sua maturidade sexual é atingida somente entre os setes e nove anos de idade.

Com base nas imagens registradas do acasalamento do tatu-canastra, a equipe do Projeto tatu-canastra, que apoia a conservação da espécie há mais de 12 anos, responderam duas hipóteses de levantamento de estudos sobre a espécie. A primeira que o macho tem um dos maiores pênis em relação ao tamanho do corpo dentre todos os mamíferos terrestres. A segunda é que machos e fêmeas de tatu-canastra têm medidas corporais muito parecidas. Uma das únicas exceções é o tamanho das pernas traseiras, pois os machos sempre têm pernas mais longas.

Os tatus-canastra podem viver mais de 20 anos e atualmente estão ameaçados de extinção, na categoria “Vulnerável”, sendo a caça e a perda de habitat as principais ameaças à conservação da espécie.

Siga o blog Natureza e Conservação no Facebook, YouTube e Instagram.