Uma jaguatirica (Leopardus pardalis) foi registrada por armadilha fotográfica em uma área florestal com aproximadamente 15 hectares que pertence ao Instituto Federal do Pará, Campus Óbidos, na região do Baixo Amazonas. O registro é resultado de um projeto de pesquisa que busca inventariar a fauna de mamíferos de médio e grande porte que habitam a área de vegetação nativa do Campus.

Jaguatirica, Leopardus pardalis, Ocelot, animal, Gato Onza, Manigordo, Ocelote, Tigrillo

Para monitramento de fauna

    Câmerade trilha WiFi 60M 4K: visão noturna, impermeável, grande angular

    Câmera trilha de 30MP Tela colorida IPS LCD de 2 polegadas

O monitoramento da fauna do Campus teve início em maio de 2023 e neste período a espécie foi fotografada e filmada em três ocasiões distintas (veja o vídeo abaixo). Por ser um predador de topo da cadeia alimentar, a jaguatirica tem um papel importante na manutenção de ecossistemas, mas ao longo de toda sua área de distribuição a espécie tem sido impactada devido a perda e fragmentação de habitat, caça e atropelamentos.

A jaguatirica é um felino de médio porte que possui ampla distribuição geográfica, podendo ser encontrada desde os Estados Unidos e México, passando pela América Central, e com exceção do Chile, em todos os países da América do Sul. Em âmbito global não está categorizada como ameaçada de extinção, mas em âmbito estadual, com em Santa Catarina, figura na categoria de Em Perigo de extinção.

A espécie pode ser encontrada em uma variedade de habitats, desde matagais até florestas tropicais. Sua dieta inclui pequenos mamíferos, aves e répteis, mas inclui também presas maiores tais como cutias, tatus, pacas e macacos. A área de vida dos machos pode variar de 2 Km² a 43 Km² e das fêmeas de 1 Km² a 16 Km².