Unidade de Conservação Parque Estadual do Cantão

O Parque Estadual do Cantão – PEC é uma unidade de conservação de proteção integral que pertence ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação do estado do Tocantins. Está localizado no município de Pium e apresenta aproximadamente 90 mil ha de área protegida. É uma região de grande interesse biológico, uma vez que apresenta influências do bioma Amazônico e Cerrado.
Vista do Parque Estadual do Cantão - Tocantins.
Parque Estadual do Cantão.
Foto: Marco A. Crozariol.
Por estar inserido no grupo de unidades de conservação de proteção integral, o principal objetivo do Parque é preservar a natureza, não sendo permitido o uso direto dos seus recursos naturais. Assim, dentro dos seus limites só é permitida a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico, seguindo as recomendações propostas pelo responsável por administrar a unidade.

Com ambientes com características distintas, como varjões, floresta estacional, igapó, ilhas e praias, o Parque apresenta uma rica diversidade de espécies, adaptadas a cada uma dessas condições ambientais. É berço para a manutenção de espécies ameaçadas de extinção, como a ariranha (Pteronura brasiliensis) e a onça-pintada (Panthera onca), além de aves como o Chororó-de-Goiás (Cercomacra ferdinandi), João-do-araguaia (Synallaxis simoni), Jacu-de-barriga-vermelha (Penelope ochrogaster), dentre outras.
Ariranha - Pteronura brasiliensis ameaçada de extinção.
Ariranha - Pteronura brasiliensis ameaçada de extinção.
 Foto: Renaud d'Avout/Wikipédia
Apesar das restrições de uso da área, o parque sofre com queimadas, sobrepesca e desmatamento, com a retirada de madeiras como o Landi, Ipê e Jatobá. Atualmente o parque é aberto à visitação, devendo ser agendada previamente pelos turistas.

Gostou do texto? Curta, compartilhe! Acompanhe Natureza e Conservação no Facebook e G+.
Unidade de Conservação Parque Estadual do Cantão Unidade de Conservação Parque Estadual do Cantão Reviewed by Dianes G. Marcelino on 00:03 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.