A Jacutinga – Aburria jacutinga (Black-fronted Piping-Guan) é uma ave da fauna brasileira ameaçada  de extinção, sendo classificada pela IUCN como em “Perigo de extinção”. É endêmica da Mata Atlântica e possui como distribuição original o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, norte da Argentina e Paraguai. Entretanto, em muitos locais dessa distribuição original a espécie já foi extinta, como nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul da Bahia.

Jacutinga, Black-fronted Piping-Guan, projeto jacutinga, Save Brasil, Aburria jacutinga, aves ameaçadas de extinção, fotos de aves, fotos de pássaros, fotos, animal, birds, birding, birdwatching, Mata atlânticaOs principais fatores que dizimaram as populações da Jacutinga estão associados aos desmatamentos e caça indiscriminada da espécie. Relatos antigos revelam que em torno de 50 mil jacutingas foram caçadas em apenas algumas semanas no vale do Rio Itajaí (Santa Catarina) em 1866, bem como fotografias antigas, da década de 30, mostram caçadores ao lado de pilhas de jacutingas mortas.

Atualmente a Jacutinga só é encontrada em áreas protegidas da Mata Atlântica, como o Parque Estadual da Serra do Mar, Carlos Botelho, Intervales e Ilhabela, no Estado de São Paulo. A população atual da espécie é estimada em cerca de 2 mil indivíduos.

Jacutinga, Black-fronted Piping-Guan, projeto jacutinga, Save Brasil, Aburria jacutinga, aves ameaçadas de extinção, fotos de aves, fotos de pássaros, fotos, animal, birds, birding, birdwatching, Mata atlânticaA Jacutinga habita florestas primárias úmidas e densas, estando presente na copa e no estrato médio das árvores, principalmente em locais com muita presença do Palmito-juçara (Euterpe edulis). A espécie pode ser encontrada em ambientes degradados, mas necessita de extensas matas bem preservadas para obter seu recurso alimentar (Palmito-juçara, Embaúba, Ficus, Goiaba, dentre outros), abrigo e reprodução. Atualmente está em andamento estudos e projetos para promover a reintrodução da Jacutinga em locais de florestas ao longo de sua área de distribuição original, sendo a Save Brasil um dos principais apoiadores da causa.

Outras medidas também são necessárias para preservação da espécie e incluem o aumento da fiscalização contra caçadores e coletores ilegais; repovoamento das populações do Palmito-juçara; criação de mais unidades de conservação, preservando os grandes fragmentos de mata úmida, e; ações de educação ambiental, visando inserir a comunidade local nas ações de preservação da espécie endêmica da Mata Atlântica.