A importância da COP21Conferência do Clima das Nações Unidas – que está acontecendo em Paris até sexta-feira (11) já está bastante clara. É preciso que os países cheguem a um novo acordo global que estipule uma redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), mantendo o aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC até 2100. Esse é o foco da reunião.

COP21, espaces generation climat, Clima, conferência do clima, aquecimento global, climat, energia limpa, co2, efeito estufa, Brazil, Paris, cop 21, GEE
Nos bastidores, os organizadores da COP21 dão exemplos de ações sustentáveis que chamam a atenção dos visitantes. “No Le Bourget, onde está sendo realizada a COP21, há uma área aberta a qualquer pessoa, chamada Climate Generations Areas, onde são apresentadas tecnologias, projetos e ações ao redor do mundo que ajudam no combate às mudanças climáticas”, explica André Ferretti, gerente de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que está em Paris acompanhando as discussões.

Ele conta que uma inovação que chamou a sua atenção foi um estande no qual, para gerar energia para ligar um liquidificador que preparava sucos naturais, era necessário pedalar. “Da mesma forma para recarregar o celular em alguns totens, era preciso pedalar para gerar a energia”, conta. Veja vídeo abaixo.

 Fonte: Fundação Grupo Boticário