A arara-canindé ou arara-de-barriga-amarela é uma das mais belas aves do Brasil devido ao seu belo padrão de cor que mistura o amarelo com o azul. Embora não esteja classificada como ameaçada de extinção é uma espécie comumente encontrada em gaiolas, o que tem levado a redução populacional e extinções regionais (exemplo: Trinidad e Tobago) de algumas populações.

Ninho, arara, arara canindé, Arara-de-barriga-amarela, Ara ararauna, Blue-and-yellow Macaw, Macaw, aves, arara, aves do Brasil, animal, fotos de arara, foto arara-canindé, foto arara de barriga amarela, Tocantins, naturezaA espécie é comumente encontrada na área urbana de várias cidades brasileiras. Devido à beleza e singularidades a espécie é considerada ave símbolo do Estado do Tocantins e da Capital de Mato Grosso do Sul, a cidade de Campo Grande.

A Arara-canindé é uma ave grande, podendo atingir até 85 centímetros de comprimento. É inconfundível devido a suas belas cores e características marcantes: azul intenso na parte superior; amarelo vivo na parte inferior (peito, barriga, asas e cauda); face nua branca com fileiras de peninhas pretas e penas escuras na garganta.

A espécie vive em pares ou pequenos grupos, podendo chegar a formar grandes bandos com até 50 indivíduos. Pode voar a grandes distâncias em busca de alimento e abrigo. 

Seu período reprodutivo está compreendido entre os meses de maio a dezembro, sendo utilizadas cavidades em troncos de grandes palmeiras. A alimentação da espécie é basicamente composta por sementes, frutas e nozes de espécies como o Caju, Pequi, Cajuí e Manga, conforme vídeo abaixo.
Assim como muitas outras espécies da família Psittacidae, o desmatamento e a tráfico de animais são as principais ameaças que colocam em risco a sobrevivência da Arará-canindé em várias regiões do Brasil.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.