Você conhece ou já ouviu falar no besouro-arlequim (Acrocinus longimanus)? Este coleóptero encanta pelo seu tamanho e cores chamativas que envolvem todo o seu corpo. Embora não pareça, é um animal famoso e já ilustrou capa de disco do cantor Ney Matogrosso no álbum “O cair da tarde” de 1997. Popularmente este belo besouro ainda é conhecido pelos nomes de arlequim-da-mata, arlequim-de-caiena, besouro-da-figueira, broca-da-jaqueira. 
Besouro-arlequim, alerquim-da-mata, arlequim-de-caiena, besouro-da-figueira, broca-da-jaqueira, Acrocinus longimanus, alerquim, coleóptero, insetos, animais fantásticos, natureza, nature, animals, qual o tamanho do arlequim da mata, tamanho do besouro alerquim, onde encontrar besouro alerquimO besouro-arlequim faz parte da família Cerambycidae, apresentando mais de 25 mil espécies descritas no mundo. Algumas características marcantes chamam a atenção neste tipo de besouro. Primeiramente, as lindas cores do besouro-arlequim fazem com que esse animal não passe despercebido a nenhum olhar atento. É um mix de cores, em mosaico de preto, branco e laranja, formando desenhos sobre toda a carapaça do besouro.
Outra característica deste animal fantástico está relacionada ao tamanho de suas pernas anteriores. O corpo do besouro-arlequim pode medir até 9 centímetros de comprimento, mas suas pernas anteriores podem atingir até 15 centímetros, possibilitando o animal ter uma envergadura  de até 30 centímetros. Suas antenas também são gigantes quando comparado ao seu corpo, chegando a serem maiores do que as suas pernas anteriores.
broca-da-jaqueira, Besouro-arlequim, alerquim-da-mata, arlequim-de-caiena, besouro-da-figueira, Acrocinus longimanus, alerquim, coleóptero, insetos, animais fantásticos, natureza, nature, animals, qual o tamanho do arlequim da mata, tamanho do besouro alerquim, onde encontrar besouro alerquimO besouro-arlequim tem ocorrência para todas as regiões da terra, com exceção do polo Ártico e Antártico, sendo bastante comum em regiões tropicais. A espécie habita tanto áreas de matas quanto áreas urbanas, pomares e jardins. Dependendo da intensidade de infestação e do tipo de cultura pode provocar perdas na produção.
As fotos do besouro-arlequim que ilustra esta publicação foram feitas em uma calçada de Parauapebas, no Pará. Como foi o primeiro registro deste tipo de inseto, a sensação ao encontrá-lo foi muito legal. Vendo as características do bicho de perto percebe-se o quão fantástica é a natureza.
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.