Palmas, capital do Tocantins, é sem dúvidas um das cidades mais quentes do Brasil, podendo atingir no auge do verão temperaturas de até 40 ºC. Para amenizar todo este calorão, a Prefeitura de Palmas pretende plantar cerca de 30 mil árvores entre este mês, novembro, e março de 2020. Os trabalhos de plantio já iniciaram no dia 11/11.

arborização urbana, Palmas, Tocantins, muda clima o futuro se planta agora, arborização urbana de palmas, plantar árvores, arborizarA iniciativa faz parte do programa “Muda Clima, o Futuro se Planta Agora” e reforça a adesão da capital em atingir a meta 13 dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS”, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

O plantio seguirá as diretrizes do Plano de Arborização Urbana de Palmas, elaborado com o objetivo de atender interesses coletivos, bem como manter as condições ambientais características do bioma cerrado, ou seja, será dada maior atenção para as espécies nativas do cerrado com potencial para uso na arborização, mas pouco empregadas.

No diagnóstico da arborização de Palmas verificou-se que em muitos locais a vegetação nativa foi suprimida indiscriminadamente e substituída por espécies exóticas, muitas delas inadequadas para minimizar os efeitos adversos do clima local. Sabe-se que ambientes bem arborizados podem ter uma diferença de temperatura de até 5 ºC quando comparado a ambientes com pouca ou nenhuma arborização.

Esta iniciativa está alinhada ao tripé da sustentabilidade, pois promove melhoria da qualidade de vida para a população palmense, reduz gastos com saúde, energia e ainda valoriza a biodiversidade local.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.