Desde o início do ano estão sendo realizados os trabalhos para elaboração do plano de arborização da cidade de Palmas – Tocantins. Executado pela Ecótono Engenharia de Meio Ambiente e pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, sob a coordenação do professor Dr. Renato Torres Pinheiro, o plano tem como objetivos orientar o Poder público e a população em geral quanto à correta escolha das espécies para plantio, monitoramento e conservação da arborização na área urbana.

Plano de arborização urbana de Palmas Tocantins, plano de arborização, arborização urbana, Palmas, Tocantins, Ecótono Engenharia, vegetação remanescente, vegetação nativa, Salvertia convallariodora, Chapéu de couroOs trabalhos estão em fase final de levantamento de campo e análise de dados. Os resultados desta fase compõem o Diagnóstico da Arborização Urbana de Palmas e tem a finalidade de avaliar a situação atual da arborização da cidade. "O maior desafio é integrar diferentes aspectos da arborização da cidade, obtendo como resultado uma paisagem com valores estéticos, sociais e ambientais, promovendo o bem estar social, o equilíbrio climático e a manutenção da biodiversidade", destacou o professor Renato Torres.

Esse diagnóstico será o ponto de partida para a proposição de diretrizes técnicas que visem orientar a escolha correta das espécies, o plantio e a manutenção da arborização das ruas, áreas verdes, praças, rotatórias e avenidas da área urbana de Palmas. Segundo o engenheiro ambiental e mestre em ecologia, Dieyson Rodrigues, a ideia é propor algo que priorize o uso das espécies nativas do cerrado na arborização, principalmente nas áreas verdes e praças, visto que muitas têm potencial para essa finalidade e estão adaptadas as condições do clima, reduzindo os custos com manejo e substituições.

O projeto é financiando pela Havan, como contrapartida de compensação ambiental para o município de Palmas e conta com o apoio da FAPTO – Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.