Longe ainda de se iniciar o período de chuvas os moradores das cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, já estão preocupados com o baixo volume das águas do Rio Parauapebas. A estiagem prolongada e a retirada desordenada de água na região e o crescimento das cidades vêm contribuindo para que o nível das águas se apresente menor do que o esperado para esse período do ano.

Rio parauapebas, rio parauapebas está secando, rio parauapebas pede socorro, seca do rio parauapebas, canaã dos carajás, crise hídrica, pará, escassez de água, rio sem água, parauapebas enfrenta crise hídrica, falta de água atinge parauapebas e canaã dos carajás, meio ambiente, falta de chuva, Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas, ABRAAO Rio Parauapebas é responsável pelo fornecimento de água para abastecimento público de quase toda a população da cidade de Parauapebas, além de servir como fonte de recreação e pesca. 

Para a Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas  - ABRAA, que realizou no último domingo (2) uma visita técnica no local, o nível do rio atingiu índice alarmante, podendo levar a cidade a um colapso em um futuro próximo devido a escassez de água.

Em vários pontos do rio já é possível fazer a travessia com as águas batendo na altura dos joelhos. "É uma situação preocupante. Se não for tomado alguma medida, poderemos ficar sem água em um curto prazo de tempo", afirmam membros da Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas .

A ABRAA tem como princípio a garantia do desenvolvimento sustentável, respeitando e fazendo respeitar a biodiversidade de cada bioma do País e as suas especificidades, além do objetivo de realizar atividades educacionais, treinamentos, ensino, pesquisa e extensão de forma a orientar a sociedade sobre a importância de se preservar o meio ambiente em áreas urbanas e rurais.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.