O dia do biólogo é comemorado no dia 03 de setembro no Brasil. A data homenageia todos os profissionais que dedicaram parte da sua vida para realizar uma graduação em biologia, buscando conhecimento sobre a origem da vida, estrutura, evolução e como ela funciona. O trabalho de todos os biólogos é essencial para compreender essas questões e garantir a manutenção da vida na terra.
dia do biólogo, 03 de setembro, qual dia do biólogo, dia da biologia, comemoração dia do biólogo, biologia, por que o dia do biólogo é 3 de setembro, biology, biologist, biomédico, biomedicina, estudo da vida, biodiversidade, meio ambiente, ornitologia, avesA data de comemoração do dia do biólogo foi escolhida em referência a Lei nº 6.684, de 03 de setembro de 1979. Esta lei regulamentou as profissões do biólogo e do biomédico, além de criar o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina no país.
O biólogo tem várias áreas de atuação, tais como biodiversidade, saúde, meio ambiente e biotecnologia, prestando serviços referentes a ensino, pesquisa e consultoria. Recentemente com a publicação da Resolução nº 480 de 10 de agosto de 2018 que dispõe sobre a atuação do biólogo em inventário, manejo e conservação da vegetação e da flora e atividades correlatas, os profissionais da biologia obtiveram a oficialização da expansão de suas atividades, tornando-se profissionais legalmente e tecnicamente habilitados para atuarem nas atividades elencadas pela Resolução.
Várias universidades e faculdades espalhadas pelo Brasil oferecem o curso de biologia. Para cursar uma graduação em biologia o candidato deve passar por processo avaliativo, que varia entre instituições de ensino pública e privada. Uma graduação em biologia dura cerca de 4 anos, correspondente a 8 semestres.
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.