Pombas do Brasil: conheça a pomba-trocal: Patagioenas speciosa

A pomba-trocal (Patagioenas speciosa), também conhecida como pomba-carijó, pomba-divina e pomba-pedrês, é mais uma das belas aves do Brasil que pode ser encontrada na natureza em atividades de observação de aves.
pombas do brasil, pomba-trocal, pomba-carijó, pomba-divina, pomba-pedrês, Patagioenas speciosa, pássaros, aves do brasil, birds, pombas, birds, observação de aves, birdwatchingPertence à ordem columbiformes, que engloba diversas outras espécies de pombas rolinhas. Está presente em quase todos os Estados brasileiros, além de outros países entre o México e Argentina. No cerrado brasileiro é uma ave bastante comum, sendo quase sempre observada na natureza.
A pomba-trocal é um pássaro muito bonito. Pode medir até cerca de 30 centímetros de comprimento e o macho possui um detalhe característico bastante marcante, a presença de penas no pescoço com coloração metálica, conferindo-lhe uma aparência de escamas. Assim como outras espécies de pombos, sua alimentação é basicamente composta por frutos e sementes.
Apresenta hábitos solitários ou aos pares, sendo comumente encontrada na copa de árvores em florestas densas, matas ciliares ou em campos. Seu ninho é bastante frágil, pois utiliza para sua confecção apenas alguns gravetos, onde posteriormente irá colocar um ovo na coloração branca.
E você, já observou a pomba-trocal em sua região? O que achou deste pássaro brasileiro?
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.
Pombas do Brasil: conheça a pomba-trocal: Patagioenas speciosa Pombas do Brasil: conheça a pomba-trocal: Patagioenas speciosa Reviewed by Dianes Marcelino on julho 13, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Publicidade

Tecnologia do Blogger.