A pomba-trocal (Patagioenas speciosa), também conhecida como pomba-carijó, pomba-divina e pomba-pedrês, é mais uma das belas aves do Brasil que pode ser encontrada na natureza em atividades de observação de aves.
pombas do brasil, pomba-trocal, pomba-carijó, pomba-divina, pomba-pedrês, Patagioenas speciosa, pássaros, aves do brasil, birds, pombas, birds, observação de aves, birdwatchingPertence à ordem columbiformes, que engloba diversas outras espécies de pombas rolinhas. Está presente em quase todos os Estados brasileiros, além de outros países entre o México e Argentina. No cerrado brasileiro é uma ave bastante comum, sendo quase sempre observada na natureza.
A pomba-trocal é um pássaro muito bonito. Pode medir até cerca de 30 centímetros de comprimento e o macho possui um detalhe característico bastante marcante, a presença de penas no pescoço com coloração metálica, conferindo-lhe uma aparência de escamas. Assim como outras espécies de pombos, sua alimentação é basicamente composta por frutos e sementes.
Apresenta hábitos solitários ou aos pares, sendo comumente encontrada na copa de árvores em florestas densas, matas ciliares ou em campos. Seu ninho é bastante frágil, pois utiliza para sua confecção apenas alguns gravetos, onde posteriormente irá colocar um ovo na coloração branca.
E você, já observou a pomba-trocal em sua região? O que achou deste pássaro brasileiro?

Guias de campo para identificação de aves

Essa espécie e muitas outras você pode encontrar em diversos guias de campo para identificação de aves. Eles englobam espécies a nível de Brasil ou por regiões e biomas. A nível de Brasil, destaca-se o "Guia completo para identificação de aves do Brasil - volume 2" e "Aves do Brasil Oriental - guia de bolso". De modo regionalizado, apresentando as espécies de aves com ocorrência em cada bioma ou região do país, destacam-se os guias de campo "Aves do Brasil: Mata Atlântica do sudeste" e "Birds of Brazil: the Pantanal e Cerrado of Central Brazil".
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.