Neste dia 5 de junho o mundo festeja mais um Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data importante para revermos conceitos e pensarmos novas formas de viver tendo em vista conciliar a conservação do meio ambiente, o bem estar social e desenvolvimento econômico.

dia mundial do meio ambiente, dia 05 de junho, world environment, meio ambiente, natureza, desmatamento, blog natureza e conservação, conservaçãoÉ hora de nos perguntarmos, qual é o meio ambiente que eu quero HOJE? É respondendo a este questionamento que traçaremos nosso futuro. Nossas escolhas de hoje nos dirão onde poderemos chegar. Não dá para passar boiadas sem observar se a ponte que liga nosso presente ao nosso futuro irá suportar as exigências impostas por um sistema que visa apenas o consumismo e o lucro a todo custo.

No Dia Mundial do Meio Ambiente temos muitas coisas boas para comemorar, mas não podemos deixar de lado os retrocessos que nos levam a cada exigir do meio ambiente mais recursos do que precisamos. Todo sistema para funcionar de modo equilibrado precisa ter seus limites respeitados ou todos pagarão um custo muito alto por isto.

O meio ambiente que eu quero hoje é um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como prevê a Constituição Federal, em que todos possam ter acesso aos serviços ambientais que são essenciais para melhoria da qualidade de vida de cada um de nós. Um meio ambiente onde todas as formas de vida possam ser respeitadas.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.