Após um período paralisado, o Projeto tiriba-do-paranã retorna suas atividades para estudar e difundir informações sobre o periquito mais bonito das matas secas do Brasil Central. Nesta segunda fase, o projeto será coordenado pelo biólogo/ornitólogo Túlio Dornas, pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a American Bird Conservancy e apoio da Neotropical Bird Club.

tiriba-do-paranã, tiriba de pfrimer, Pyrrhura pfrimeri, periquito do morro, barreirinha, observação de aves, ornitologia, biologia, universidade federal do Tocantins, american bird conservation, Neotropical Bird Club, birdsO projeto teve sua primeira fase executada entre os anos de 2012 a 2014 e os trabalhos foram conduzidos pelo Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Aves (ECOAVES), da Universidade Federal do Tocantins, e teve apoio das ONGs SAVE Brasil e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Todas as informações sobre o habitat, comportamentos, status de conservação e demais informações sobre a tiriba-do-paranã serão compartilhadas pela página do projeto no Facebook (clique e confira!). Desta forma, todos poderão acompanhar as publicações sobre a espécie e curtir para sempre esse incrível, multicolorido e admirado psitacídeo de sotaque goiano-tocantinense do Brasil.

Sobre a espécie

A tiriba-do-paranã, Pyrrhura pfrimeri, é uma espécie considerada nacional e globalmente em perigo de extinção. Nos últimos 50 anos a redução de sua população é estimada em pelo menos 10 vezes. Presume-se hoje a existência de 20.000 a 25.000 indivíduos vivos na natureza.

É uma ave que possui distribuição geográfica bastante restrita. Em todo o mundo é encontrada apenas nas matas secas associadas a afloramentos de calcário da bacia do rio Paranã, no sudeste do Tocantins e nordeste de Goiás, na porção central do Brasil. Portanto, é uma espécie exclusiva do país, sendo considerada uma ave endêmica do Brasil.

Entre ornitólogos e observadores de aves também é conhecida como tiriba-de-pfrimer. O uso do nome popular tiriba-do-paranã, é uma recomendação recente proposta por pesquisadores que atuaram em estudos regionais sobre a espécie. Localmente a ave ainda é conhecida por vários outros nomes, como ciganinha, chiriri, periquito-do-morro e, o mais utilizado e ouvido dentre os moradores locais, barreirinha, que faz alusão ao barro e representa o hábito da espécie de ingerir minerais retirados através da raspagem do bico em rochas calcárias ou em poças de lama fresca, comportamento chamado geofagia.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.