Não é de hoje que a poluição por plástico é apontada como sendo um dos grandes problemas ambientais a ser resolvido pela humanidade. E o motivo de tanta preocupação está relacionado ao consumo desenfreado de plástico e o seu descarte inadequado pela população. Desde que começaram a serem produzidos em escala industrial, estima-se que 8,9 bilhões de toneladas de plástico já foram fabricados.

poluição por plástico, poluição, plástico, poluição dos mares, microplástico, meio ambiente, como evitar a poluição por plástico

A poluição por plásticos tem efeitos negativos sobre todas as espécies, em especial às marinhas. Estima-se que todos os anos mais de 8 milhões de toneladas de lixo plástico chegue aos oceanos, impactando a vida marinha, a pesca e ao turismo. Sem controle sobre o consumo e o descarte adequado, a poluição por plástico tem contaminado toda a cadeia alimentar marinha, e consequentemente o homem.

A solução para a poluição plástica envolve mudança de hábitos e a busca por novos caminhos. Reduzir o uso de embalagens plásticas no dia a dia, principalmente de sacolinhas de supermercados e canudinhos plásticos, é uma medida simples que contribuirá para diminuir a poluição. Ao fazer suas compras, a melhor opção é utilizar uma ecobag, e não utilizar canudinhos disponibilizados por bares, lanchonetes e restaurantes.

Uma vez reduzido o consumo, deve-se optar por embalagens que possam ser reutilizadas e recicladas.  O plástico, após o uso, pode ser utilizado como matéria-prima para dar vida a novos produtos, tais como baldes, acessórios para automóveis, garrafas, etc. Portanto, faça o descarte correto dos resíduos plásticos, assim, o que for reciclável terá uma destinação ambientalmente adequada.

Confira outras estatísticas impactantes sobre a poluição plástica:

§  Por ano produzimos cerca de 381 milhões de toneladas de resíduos plásticos, sendo menos de 10% reciclados;

§  A cada minuto descartamos no lixo mais de 1 milhão de sacolas plásticas;

§  Todos os anos morrem mais de 1 milhão de aves marinhas e 100.000 animais marinhos devido a poluição plástica;

§  No Oceano Pacífico há uma grande mancha que concentra 87 mil toneladas de plástico em uma área de 1,6 milhão de quilômetros quadrados, equivalente ao Estado do Amazonas;

§  Centenas de espécies de peixes, incluindo muitas que os humanos comem, estão consumindo plástico.

Como você tem contribuído para reduzir a poluição por plástico? Deixe sua boa prática nos comentários abaixo para que outras pessoas também possam se inspirar.

Siga o blog Natureza e Conservação no Facebook, YouTube e Instagram.

Sobre o autor      

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins.