A prática de observação da vida selvagem envolve a contemplação de animais de diversos grupos, incluindo os pássaros, as borboletas e mamíferos diversos. Para os iniciantes na atividade de observação da vida selvagem, um dos itens que não pode faltar é um binóculo.

Binóculos para observar aves, binóculos, observação de aves, pássaros, observação de pássaros, como escolher um binóculo para observar aves

Binóculos para observação de aves

        Bushnell Binóculos compactos à prova d'água - 10x42

        Bushnell Binóculos multiuso 10 x 42 - lentes totalmente revestidas - Camuflado

Para o grupo das aves, de modo geral, binóculos com ampliação de 7 a 10 vezes são os mais indicados e utilizados pelos praticantes. Ampliações maiores tornam difícil a localização da ave uma vez que a imagem oscila demais, sendo necessário o uso de um tripé.

Quanto ao diâmetro da objetiva, quanto maior for o seu valor, maior será a quantidade de luz que chegará até os olhos e consequentemente mais detalhes da ave poderá ser observado. Contudo, o peso do equipamento também aumentará. Deste modo, os binóculos com objetivas com diâmetros de 42 mm são os mais utilizados.

Desta forma, ao escolher um binóculo para observar aves opte por um modelo com a especificação 8x42 mm ou 10x42 mm. Características como ser a prova d’água e ter lentes antimofo também são aspectos importantes a serem observadas antes de escolher e comprar um binóculo.

É possível encontrar no mercado diversas marcas com modelos de binóculos com valores destinados a uma ampla variedade de público. Marcas tradicionais são reconhecidas pela qualidade dos seus modelos, entretanto, o preço pode ser um fator que pese no bolso daqueles que desejam iniciar na observação de aves. A palavra chave é pesquisar e avaliar a melhor alternativa que cabe no seu bolso.

Siga o blog Natureza e Conservação no InstagramFacebook e YouTube.