O Instituto Federal do Pará – IFPA, a partir do Edital nº 06 de 2022, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público para provimento de vagas de professores da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, na classe inicial, com o objetivo de preencher o Quadro de Pessoal Permanente do Instituto.

Concurso público professor ifpa, concurso público, ifpa, professor, EBTT, magistério, servidor público
São 62 vagas imediatas e que vierem a surgir, distribuídas por área de conhecimento, conforme a necessidade do Instituto, em qualquer um dos campi. O regime de trabalho será de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. As áreas com demanda incluem: administração (2), agrimensura (2), agronomia (4), artes (2), educação do campo, educação física (2), engenharia ambiental (2), engenharia civil (2), engenharia sanitária (2), engenharia eletrônica (1), filosofia (4), física (3), história (4), informática (5), letras – português (4), letras – inglês (4), libras (2), matemática (4), pedagogia (4), química (4), química (3), sociologia (4).

A seleção será composta por três etapas. A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, consiste em uma prova objetiva, de conhecimentos específicos, a ser realizada em Belém, no dia 01 de maio. O candidato que não obtiver nota mínima de 50 pontos será considerado reprovado e eliminado. Somente poderá acessar os locais de prova quem apresentar comprovante de vacinação ou teste RT-PCR ou teste de antígeno negativos para Covid-19, realizado nas últimas 48 horas.

A segunda fase, de caráter eliminatório e classificatório, é a prova de desempenho didático, que consiste em uma aula teórica expositiva, para a qual serão convocados os candidatos aprovados na prova objetiva. Essa etapa visa apurar a aptidão, a capacidade pedagógica de comunicação, a habilidade técnica e o domínio do conteúdo programático. O sorteio do tema da prova de desempenho didático será realizado na sede da Reitoria do IFPA, com presença de auditoria e transmissão pela internet.

Por fim, a terceira fase, de caráter classificatório, consiste na prova de títulos. Assim como a prova objetiva, a prova de desempenho didático e a de títulos serão realizadas em Belém. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site https://concursos.ifpa.edu.br/, no período de 28 de março a 15 de abril, o valor da taxa de inscrição é de R$150,00.


Siga o blog Natureza e Conservação no Facebook, YouTube e Instagram.