A descoberta de uma nova espécie de sapo na Serra do Brigadeiro (MG) demonstra que o rock’n roll também pode ser fonte inspiradora para a ciência. O inédito Brachycephalus darkside, apresentado este mês ao mundo científico, traz em seu nome uma referência ao álbum lançado nos anos 1970 pela banda britânica de rock Pink Floyd, que ainda costuma embalar o descanso dos pesquisadores responsáveis pela descoberta.

Nova espécie de sapo é descoberta em minas gerais, pesquisadores da ufv descobrem nova espécie de sapo, universidade federal de viçosa, ufv, minas gerais, nova espécie, sapo, frogs, new species frogs, animais, sapinho de ouro, serra do brigadeiro, sapos da serra do brigadeiro, conservação, natureza, pesquisa, ciênciaO nome se deve à presença de um tecido conjuntivo preto que cobre todos os músculos dorsais do sapo, o que confere a ele um diferencial em relação a outros Brachycephalus, um gênero endêmico da Floresta Atlântica brasileira. Se não fosse por essa descoberta que levou a outras, os pesquisadores continuariam considerando que a nova espécie, há algum tempo depositada no Museu de Zoologia João Moojen da UFV (MZUFV), se tratava do sapinho pingo-de-ouro, o Brachycephalus ephippium, já conhecido pela ciência. Espécies desse gênero vivem nas regiões Sul e Sudeste e chamam a atenção por sua coloração aposemática (de alerta) amarelo-laranja brilhante e alto grau de miniaturização. Esses sapos são considerados um dos menores vertebrados do mundo.

A identificação do Brachycephalus darkside sp. nov foi resultado de uma pesquisa conduzida por Carla Silva Guimarães, durante seu mestrado – concluído em 2016, no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, sob orientação do professor Renato Neves Feio. Carla, que também se graduou em Ciências Biológicas na UFV, conta que, durante o mestrado, optou por “resolver problemas taxonômicos de anfíbios da Serra do Brigadeiro que ainda não tinham uma identidade específica”. O “sapinho dourado”, que era um deles, acabou se tornando o protagonista da pesquisa pelas novidades que revelou.

Nova espécie de sapo, ufv, Brachycephalus darkside, universidade Federal de Viçosa, sapo, nova espécie, ciência, natureza, Por meio da observação externa dos espécimes fixados na coleção do MZUFV, os pesquisadores perceberam uma musculatura interna muito escura no sapinho, jamais observada e descrita em outras espécies. A partir dessa descoberta, Carla iniciou uma série de expedições à Serra do Brigadeiro, para compreender melhor o comportamento e o ciclo de vida do animal. Cada descoberta aumentava a curiosidade e a certeza de que se tratava de uma nova espécie, com várias peculiaridades, que iam além do tecido escuro. Elas passavam também por hábitos, como o de ficar escondido nas camadas de folhas no solo, enterrado em raízes subterrâneas, e ser diurno - diferentemente da maioria dos anfíbios que costuma ser mais ativa à noite.

O novo Brachycephalus é a sexta descoberta feita na Serra do Brigadeiro por pesquisadores orientados por Renato Feio e se soma às mais de 50 espécies que já catalogaram ali - um número alto, segundo o professor, para apenas uma região. Embora o trabalho realizado por ele e seus estudantes seja basicamente o da busca por novas espécies de anfíbios e répteis nas matas - o que a ciência chama de Método de Procura Ativa - e sua descrição, uma descoberta dessa natureza pode abrir importantes perspectivas para outras áreas, como a farmacologia, em função das toxinas que o sapo tem na pele.

Sobre a homenagem ao Pink Floyd, Carla considera que os pesquisadores conseguiram combinar a descoberta da nova espécie com algo que não fosse apenas ideológico, uma vez que a espécie tem mesmo um lado negro. Em sua avaliação, o nome é muito importante para divulgar o local de pesquisa e o grupo de pesquisadores. O seu principal objetivo agora é divulgar e promover o Museu de Zoologia e o Departamento de Biologia Animal da UFV para que mais pessoas trabalhem em prol dessa ciência que tanto gostam.

Vale destacar que a pesquisa contou com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Curta Natureza e Conservação no Facebook!

Fonte: Universidade Federal de Viçosa - UFV/Divulgação