Um grande incêndio florestal consome uma extensa área do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos e serras do entorno. O tempo seco e a falta de chuvas nesta época do ano contribuem para que o fogo avance sobre a vegetação, consumindo tudo aquilo que vê pela frente. Esta queimada já dura pelo menos 10 dias e o tempo e as condições do terreno não contribuem para a realização do seu controle.

Parque Nacional dos Campos Ferruginosos de Carajás, Parna Campos Ferruginosos, incêndio florestal, fogo, incêndio, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Pará, queimadas, unidade de conservação, natureza, incêndio criminoso, tempo seco, fogo em unidades de conservação, Pebinha, Carajás, cks, IBAMA, ICMBIO.O fogo tem atingindo áreas da margem direita do Rio Parauapebas, não tendo entrado na área de floresta da Flona Carajás. De acordo com informações locais, o incêndio é criminoso, tendo sido iniciado de forma intencional, mas até o momento ninguém foi responsabilizado pela ação.

Homens do corpo de bombeiro militar, civil e do exército brasileiro estão no local realizando ações na tentativa de controlar o fogo e acabar com a queimada na área do parque. Vale lembrar que a vegetação do lado oposto da Flona Carajás é formada por muitas áreas de pastagens, tendo uma grande concentração de biomassa composta por gramíneas e capim, contribuindo ainda mais para o avanço do fogo.

O Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás tem cerca de 81 mil hectares de área protegida, e englobou parte de áreas da Floresta Nacional de Carajás – Flona Carajás, com cerca de 60 mil hectares de floresta preservada, e o restante, cerca de 21 mil hectares, composto por ambientes em diferentes estágios de conservação, visto que partes destas áreas eram fazendas que foram adquiridas pela mineradora Vale e repassadas ao IBAMA como compensação ambiental do projeto de mineração de ferro Carajás S11D.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.