Acidentes com pássaros em janelas e fachadas de vidro são uma das principais causas para a morte de aves em grandes centros urbanos. Além de acidentes em residencias, recentemente o problema tem sido agravado em algumas cidades brasileiras devido à instalação de muros de vidros em praças ou ao longo de vias de acessos. Casos esses evidenciados, por exemplo, na cidade de Araruama/RJ onde diversos pássaros foram mortos devido à colisão com a barreira de vidro.

Ave batendo no vidro, evitar que aves batam em vidro, vidro, morte de aves, pássaros batendo em vidro, pássaros, fachadas de vidro, muros de vidro, extinção, espécies de aves, natureza, preservação ambiental, conservação, Bird collisions, glass collisions, birdsEsse tipo de problema, que tem efeitos negativos diretos sobre a biodiversidade de aves, pode ser evitado tomando medidas simples. Em si tratando de grandes obras públicas a opção para evitar a morte de pássaros devido à colisão com barreiras de vidros parte primeiramente do bom senso do Poder Público local em não fazer este tipo de obra, optando por outras medidas que minimizam a ocorrência de acidentes com aves, como por exemplo, a instalação de telas ao invés de vidro.

Nos locais onde não existe a possibilidade de substituir a barreira de vidro por uma alternativa ecologicamente correta, a opção é instalar decalques/adesivos nas janelas ou fachadas, como já apresentamos aqui no blog Natureza e Conservação. A instalação de adesivos com silhuetas de aves de rapinas é conhecidamente ineficiente para evitar que pássaros batam em janelas e fachadas de vidros.

Desta forma, a instalação de adesivos é a opção mais viável para evitar as colisões. Os decalques diminuirão a transparência ou reflectância do ambiente de entorno no vidro, criando uma barreira visível para os pássaros, possibilitando-os identificarem que a sua frente há um obstáculo.

Vale lembrar que, anualmente estima-se que milhões de pássaros são mortos devido a colisões com algum tipo de barreira de vidro. Devido à violência do impacto poucos animais conseguem se recuperar após um acidente desse tipo. Protegemos nossas aves!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.