Nem tudo que é descartado por nós pode ser considerado lixo. Muito do que descartamos ainda possui algum tipo de valor agregado, devendo estes materiais serem considerados resíduos sólidos ao invés de simplesmente lixo. Promover a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos é o grande desafio para toda sociedade.

Resíduos sólidos, Parauapebas, Pará, adubo orgânico feito com resíduos sólidos, compostagem de resíduos sólidos, compostagem, gestor ambiental produz adubo orgânico através de resíduos sólidos, descarte de resíduos sólidosNo município de Parauapebas, sudeste do Estado do Pará, este é um dos desafios para o gestor ambiental Antônio Sacramento, que viu no problema do descarte inadequado dos resíduos do município a solução para gerar renda através da transformação dos resíduos orgânicos em adubo.

“Diariamente é descartado sem tratamento dezenas de toneladas de resíduos orgânicos em nosso município, resíduos estes provenientes de supermercados, feiras, manutenção de jardins, indústrias de beneficiamento de frutas, cereais, etc. Em todos os casos, o destino final destes resíduos sólidos é o aterro controlado de Parauapebas, impactando o meio ambiente com a contaminação do solo, água e ar”, explica Sacramento.

Sacramento tem investido na coleta destes materiais, transformando-os em adubo orgânico através do processo de compostagem e vermicompostagem. Em todo o processo, o empreendedor tem buscado o envolvimento da comunidade local, que tem correspondido com a proposta, separando e destinando seus resíduos orgânicos para que estes tenham uma destinação ambientalmente adequada.

“Ainda estamos no início do processo. Temos o envolvimento de alguns membros da comunidade local que voluntariamente separam e destinam seus resíduos para transformação em adubo orgânico. Existem outros empreendedores que geram muitos resíduos orgânicos e não tem onde descartar. Estamos estudando a parceria com estes empreendedores para processar seus resíduos, em breve teremos uma grande demanda de material”, conta Sacramento. Esta parceria evita que uma grande quantidade de resíduos seja descartada de forma inadequada, beneficiando ambos os lados do processo.

Todo adubo produzido é comercializado em embalagens de 14 litros e atualmente tem sido vendido nos município de Parauapebas e Canaã dos Carajás. “Existem alguns pontos de revendas de nossos produtos em Parauapebas e Canaã dos Carajás. Isto facilita para que diferentes consumidores tenham acesso ao um produto ambientalmente ecológico, produzido a partir daquilo que para muitos é considerado lixo e que acabaria sendo destinado inadequadamente no meio ambiente”, explica Sacramento.

O adubo orgânico e outros produtos desenvolvidos por Sacramento podem ser encontrados no site de sua empresa. O adubo orgânico Facilitas pode ser encontrado no Mercado Livre através deste link.

Sobre a compostagem e vermicompostagem

A compostagem é uma técnica utilizada para obter de forma mais rápida e em melhores condições a estabilização da matéria orgânica existente nos resíduos sólidos através de um processo biológico de decomposição controlada. O produto final desta estabilização é chamado de composto, um material estável e utilizado como fertilizante ou adubo.

Os principais fatores envolvidos no processo de compostagem são os microrganismos (bactérias, fungos, etc.), responsáveis pela degradação da matéria orgânica, controle da umidade, oxigenação dos microrganismos, temperatura e relação carbono/nitrogênio.

Já a vermicompostagem é também um tipo de compostagem, entretanto, além dos microrganismos, a degradação da matéria orgânica é realizada por minhocas. O processo é bem mais rápido que a simples compostagem e o produto final é chamado de húmus, um adubo rico em nutrientes e ótimo para o desenvolvimento das plantas.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.