Um recente inventário sobre a fauna de formigas do Mato Grosso do Sul divulgado na revista científica Iheringia revelou que Estado apresenta uma rica biodiversidade. No total, foram catalogadas 306 espécies de formigas, sendo algumas delas raras para a região de Estudo. O artigo científico foi produzido pelos pesquisadores Manoel Fernando Demétrio, Rogério Silvestre, da Universidade Federal da Grande Dourados e Paulo Robson de Sousa e Camila Aoki, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

formiga-cortadeira, atta saltensis, mato grosso do sul, ms, inventário, formigas, nova espécie de formiga encontrada no mato grosso do sul, ants, brazil, ants of Mato Grosso do Sul, animais, new species ants of Brazil, natureza, animal, animalsO inventário é fruto de uma série de coletas realizadas em diferentes ecossistemas do Estado de Mato Grosso do Sul entre os anos de 2004 e 2012, sendo amostradas áreas como a Serra da Bodoquena, Serra do Amolar, Mata do Azulão, em Dourados/MS, Complexo Aporé-Sucuriú, Chaco/Porto Murtinho e Maciço do Urucum. Estas localidades abrange uma variedade de habitats que inclui ambientes de Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.

A maior concentração de espécies de formigas foi encontrada na Serra da Bodoquena, tendo sido identificadas 278 espécies para esta localidade. Os ambientes amostrados em Chaco/Porto Murtinho, Serra do Amolar e Mata do Azulão foram representadas, respectivamente, por 134, 120 e 111 espécies de formigas. Através de estimadores de riqueza, os pesquisadores estimam que a fauna de formigas do Mato Grosso do Sul pode chegar a 438 espécies.

De acordo com os autores, o trabalho possibilitou a realização dos primeiros registros para 11 espécies de formigas consideradas raras nas fitofisionomias estudas. Além disso, as amostragens na Serra da Bodoquena possibilitou a descoberta de 3 novas espécies de formigas, a Asphinctanilloides sp. nov., Stigmatomma sp. nov. e Probolomyrmex sp. nov., todas em processo de descrição pela ciência.

Os autores concluem que para conhecer a totalidade da fauna de formigas do Estado é necessário ampliar as áreas de amostragens, englobando localidades ainda não inventariadas no Mato Grosso do Sul, aumentando o entendimento sobre a fauna endêmica de cada região e como os filtros ambientais atuam na determinação das assembleias de espécies de formigas.

Sobre as formigas

As formigas consideradas boas indicadoras de qualidade ambiental, uma vez que são sensíveis aos efeitos da degradação dos ambientes terrestres, dando uma rápida resposta frente a alterações provocadas no ambiente.

Apresentam uma grande diversidade de espécie, sendo a sua maioria classificada como coletoras e predadoras, exercendo importantes papeis ecossistêmicos, contribuindo na formação do solo, enriquecendo-o com matéria orgânica e promovendo sua aeração; controlando comunidades de invertebrados, protegendo plantas e outras espécies de animais contra pragas e parasitas; promovendo a predação e dispersão de sementes, e; servido de alimento para várias espécies de animais.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.