O Brasil possui uma rica e biodiversa avifauna, sendo que muitas espécies apresentam características e belezas marcantes que encantam observadores de aves, fotógrafos e apaixonados pelo mundo das aves. Dentre estas espécies de aves brasileiras está a maria-preta-de-penacho (Knipolegus lophotes), uma ave de plumagem totalmente preta e que possui um penacho bastante característico no alto de sua cabeça, de onde provém seu nome popular.

maria-preta-de-penacho, aves do brasil Knipolegus lophotes, Crested Black-Tyrant, maria-preta, maria-preta-de-topete, aves, ornitologia, pássaros do Brasil, aves do Tocantins, pássaros, fotografia, observação de aves, observação de pássaros, fotografia de aves, birds, birding, birdwatching, natureza, Bahia, Goiás, aves do, rio grande do sul, santa catarina, paranáEm Minas Gerais a maria-preta-de-penacho também é conhecida como maria-preta. Já em outras localidades de  sua ocorrência a espécie é também conhecida popularmente como maria-preta-de-topete. A espécie pode ser encontrada em todos os Estados da região sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, além do Estado do Tocantins, no norte, e Bahia no nordeste.

Outra característica deste belo pássaro do Brasil é uma grande mancha branca que a ave apresenta nas asas quando está em voo. Este pássaro brasileiro habita ambientes de campos e áreas arbustivas, cerrado e bordas de matas, podendo também ocorrer em centros urbanos. Vive em casal, pousando em galhos de arbustos, árvores ou na fiação em áreas urbanas.

Sua dieta alimentar é composta basicamente por pequenos insetos que captura durante voos acrobáticos a partir de poleiros preferidos, retornando a estes lugares após a caçada, além de frutos diversos.

Como outras espécies do gênero Knipolegus, a maria-preta-de-penacho costuma ser silenciosa e algumas vezes pode ser arisca na natureza, dificultando que fotos sejam tiradas por fotógrafos e observadores de aves.

E ai, gostou de conhecer um pouco mais sobre esta bela ave do Brasil? Já observou ou fotografou algum indivíduo em sua região?

Veja outras curiosidades sobre outros animais brasileiros no Que Bicho é? do blog Natureza e Conservação.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.