No mundo das aves, quando o assunto é biodiversidade, a Floresta Nacional de Carajás, no Pará, tem seus encantos ornitológicos. Já trouxemos algumas publicações aqui no blog Natureza e Conservação sobre as aves da Serra dos Carajás. Desta vez, quem deu o ar das graças foi o pica-pau-de-barriga-vermelha – Campephilus rubricollis, que também é conhecido como pica-pau-de-penacho e Uari, termo indígena, no Mato Grosso.

pica-pau, pica-pau-de-barriga-vermelha, Campephilus rubricollis, pica-pau-de-penacho, uari, fotos de pica-paus, floresta nacional de carajás, aves da serra dos carajás, aves do Brasil, serra dos carajás, Pará, Parauapebas, birds of Brazil, birding, birdwatching Brazil, natureza, fotos, aves, pássaros, pássaros do brasilO pica-pau-de-barriga-vermelha pode ser encontrado em todos os Estados da região norte do Brasil e ainda no Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Maranhão e Piauí. No Tocantins foi onde conhecemos esta bela ave do Brasil, em uma região denominada Amazônia tocantinense, e agora a reencontramos na Floresta Nacional de Carajás – Flona Carajás.

No registro desta publicação, o pica-pau surgiu vocalizando do meio da mata após ouvir o playback do araçari-miudinho-de-bico-riscado - Pteroglossus inscriptus. Além de posar para belas fotos, o indivíduo, um macho, propiciou a gravação de um vídeo onde é possível identificar algumas de suas características e ouvir sua vocalização.

A alimentação do pica-pau-de-barriga-vermelha é baseada em insetos, larvas e frutos diversos da floresta. Dentre todas as espécies de pica-paus encontradas no Brasil, o pica-pau-de-barriga-vermelha é um dos mais bonitos que pode ser encontrado na natureza brasileira.

Sobre a Flona Carajás

A Floresta Nacional de Carajás – Flona Carajás é uma unidade de conservação de uso sustentável criada em 1998. Está localizada no sudeste do Pará, estendendo pelos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte.
Esta unidade de conservação tem como objetivos garantir a preservação dos recursos renováveis e os processos ecológicos da sua região de influência. A Flona Carajás detém uma rica biodiversidade, abrigando cerca de 68 espécies de anfíbios, 131 de répteis, 594 espécies de aves, 75 espécies de morcegos e 44 espécies de mamíferos de médio e grande porte.

É na Serra dos Carajás que está inserido grandes projetos de mineração que aliam, até certos limites, exploração mineral e conservação da natureza.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.