O Rio Azuis está localizado no município de Aurora do Tocantins/TO e apresenta aproximadamente 147 metros de comprimento desde sua “nascente” até foz. É considerado o menor rio do Brasil, embora alguns digam que seja o menor do mundo e esteja no Guinness Book. O Rio Azuis apresenta águas transparentes, fria e de tons azulados de onde provém seu nome.

Rio Azuis, Azuis, Tocantins, Rio Azuis no Tocantins, Rio Azuis Tocantins, menor rio do mundo, menor rio do Brasil, Aurora do Tocantins, Brazil, smallest River, natureza, turismoA beleza cênica do Rio Azuis faz com que o local seja muito frequentado por moradores da cidade de Aurora do Tocantins e região, além de cidades de outros Estados brasileiros e até mesmo turistas estrangeiros que vem se refrescar nas águas dos Azuis.

As características da água é provavelmente resultado da formação geológica da região. O que se vê é um grande volume de águas cristalinas que brota do sopé de um morro e escoa com a mesma intensidade de um rio, o que encanta quem vê pela primeira vez (Vídeo abaixo).

A visitação em massa dos Azuis pode acabar degradando o Rio Azuis. O uso desequilibrado do local pode provocar (ou tem provocado) diferentes impactos ambientais a “nascente” e leito do curso do rio. A Área de Preservação Permanente – APP próximo a nascente foi descaracterizada, sendo parte impermeabilizada e ocupada com construções. De acordo com moradores locais, na alta temporada o poço formado próximo a “nascente” chega a comportar mais de 200 pessoas tomando banho ao mesmo tempo, provocando o desmoronamento dos barrancos laterais e assoreamento do curso d’água.

Rio azuis, Rio Azuis Tocantins, Azuis, Tocantins, Blue River, River, smallest river, Brazil, Tourism, Turismo, Aurora do Tocantins, Azuis Tocantins, impacto ambiental, Nature, Natureza, blueNão bastassem todos esses problemas, o fato mais marcante e que coloca em perigo a existência do Rio Azuis é a presença de uma rua localizada sobre a “nascente”. Por esta rua, os moradores locais relataram que há tráfego de veículos pequenos e de grande porte, como caminhões, podendo provocar a obstrução da “nascente” do Rio Azuis caso o terreno sob ela ceda.

Assim como outros importantes pontos turísticos do Tocantins, a exemplo dos fervedouros, a utilização do Rio Azuis deve ser feita de forma organizada e consciente. A visitação turística deve ser ordenada, removendo fontes impactantes e fiscalizando os abusos sobre o local. Estudos de capacidade de carga para visitação devem sem realizados visando à preservação do menor rio do Brasil e da América Latina.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.