Depois do sucesso do Global Big Day, em maio deste ano, o dia 10 de Outubro foi escolhido para a realização de mais um grande evento ligado à prática de observação de aves

Big Day Brasil, big day brasil 2015, tocantins, observação de aves, birding, birdwatching, aves do tocantins, observação de aves, guia de observação de aves, cerrado, big dayTrata-se do Big Day Brasil, onde centenas de pessoas estarão dedicando parte do seu tempo para observar e catalogar o máximo de espécies da avifauna brasileira nos quatros cantos do Brasil.

No Tocantins, é esperado que grupos de observadores esteja catalogando aves em vários locais do Estado, desde a região norte (Araguaína e região), central (Palmas e região), Leste (Jalapão) e sul. Cada uma dessas localidades apresentam características ambientais intrínsecas e com elas toda uma avifauna associada. Muitas delas, com certeza, estarão na listagem do Big Day Brasil.

O Big Day Brasil é um grande momento para a ornitologia brasileira, pois mobiliza observadores profissionais e amadores em prol da conservação das aves. No Estado do Tocantins esta mobilização não é diferente, visto que aqui temos uma avifauna riquíssima (em torno de 33% das espécies brasileiras), atraindo observadores de outras regiões do Brasil e até mesmo do exterior. O Tocantins tem um potencial enorme para a prática do birdwatching (prática de observar aves em seu ambiente natural), podendo contribuir em muito para movimentar o turismo no Estado.

Além dos observadores e pesquisadores de aves do Estado do Tocantins, no dia do Big Day Brasil, turistas de outros Estados estarão observando e catalogando as aves tocantinenses. Segundo o ornitólogo Marcelo Barbosa, ele está aguardando a chegada de um grupo de turistas que estarão no Tocantins atrás das raridades do cerrado. Os roteiros de Marcelo englobam locais nas proximidades da área urbana de Palmas e o Distrito do Taquaruçu. Nestas localidades é esperado encontrar espécie como o Chorozinho-da-caatinga (Herpsilochonus sellowi), o Pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni), o Vira-folha-de-peito-vermelho (Sclerurus macconnelli), dentre outras.

O Big Day Brasil no Tocantins promete ser um sucesso! Agora é aguardar o grande dia chegar e esperar as listas das espécies encontradas serem publicadas no eBird e Taxeus.