No próximo dia 28 é comemorado o Dia Nacional do Observador de Aves e para estimular mais pessoas a aderirem a essa prática, listamos cinco aves incríveis que podem ser visualizadas na Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, no Paraná. A reserva registra mais de 40% das espécies que ocorrem no estado.

A observação de aves, também conhecida como birdwatching, é uma prática que tem crescido muito entre os brasileiros. O país está entre os três com mais diversidade de aves do mundo. A lista oficial do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos indica a existência de 1.900 espécies. A ONG Save Brasil estima que existam mais de 30 mil observadores de aves no país.

Saíra-sete-cores (Tangara seledon)

Green-headed Tanager, saíra sete cores, aves, aves do brasil, birds, birding Brasil, pássaros, mata atlântica, aves da mata atlântica, animal, naturezaTamanho: 14 cm | Peso: 18 gramas
Pequeno pássaro que pode ser considerado um dos mais bonitos do Brasil, pelo multicolorido da plumagem. Apesar do nome popular, são apenas cinco as suas cores.  Ele se distribui por toda a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, sendo mais comum no litoral. Vive em bandos, eventualmente muito numerosos. Seu canto é discreto e pouco perceptível, com piados agudos, repetitivos e que se tornam mais fortes e límpidos quando alça voo.


Tié-sangue (Ramphocelus bresilius)

Brazilian Tanager, tié sangue, aves, aves do brasil, birds, birding Brasil, pássaros, mata atlântica, aves da mata atlântica, animal, naturezaTamanho: 20 cm | Peso: 35g
Pássaro inconfundível pelo colorido dos machos, que são caracterizados por um vermelho, ao mesmo tempo vivo, intenso e brilhante, além de um preto fosco nas asas e cauda; também notável é a cor do bico – preta com uma mancha branco-marfim na base da mandíbula. Fêmeas, por sua vez, são mais discretas: pardas por cima, algo castanhas por baixo e com a cabeça acinzentada.

Saí-azul (Dacnis cayana)

Blue Dacnis, sai azul, aves, aves do brasil, birds, birding Brasil, pássaros, mata atlântica, aves da mata atlântica, animal, naturezaTamanho: 14 cm | Peso: 15 g.
Pássaro de plumagem azul-celeste, viva e brilhante, ocorre desde a América Central até a América do Sul, incluindo todo o Brasil. É um pássaro muito ativo, encontrado quase sempre em casais. Alimenta-se de pequenos frutinhos, que são engolidos, mas não despreza os maiores, cuja polpa é bicada e retirada, pouco a pouco, aos pedaços. O canto é muito agudo e pouco notável, parecido com o dos beija-flores, consistindo de uma série de piados limpos e repetitivos.


Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus)

Azure Jay, Gralha azul, aves, aves do brasil, birds, birding Brasil, pássaros, mata atlântica, aves da mata atlântica, animal, naturezaTamanho: 40 cm | Peso: 250 g
Ave-símbolo do Paraná, a gralha-azul é conhecida na cultura sul-brasileira pela lenda que a associa aos pinheirais do planalto e a sua alegada virtude de plantar pinhões, permitindo a recomposição das florestas. Um dos maiores pássaros do Brasil, é facilmente reconhecido pela coloração da plumagem, quase inteiramente azul, brilhante e lustrosa, com uma ampla carapuça negra, cor esta que está também no bico, pernas e ponta das asas.

Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violácea)

Violaceous Euphonia, Gaturamo verdadeiro, aves, aves do brasil, birds, birding Brasil, pássaros, mata atlântica, aves da mata atlântica, animal, naturezaTamanho: 12 cm | Peso: 15 g
A coloração chama logo atenção pelas duas cores contrastantes. A parte de cima é quase totalmente azul, notavelmente mais escura e violácea na cabeça. Por baixo está o amarelo-vivo, que também aparece em uma pequena mancha arredondada na fronte. Com algum cuidado é possível notar o bico todo preto, mas com a base da mandíbula azul-clara. Além disso, os machos têm outro detalhe importante: o centro das penas das asas e as retrizes laterais são brancas, aspecto que pode ser notado sob certas circunstâncias favoráveis de visualização.

Quer conhecer outras espécies e entrar no mundo do birdwartching? Uma boa dica é ler a respeito da prática e aprender como identificar as aves. OGuia do Observador de Aves da Reserva Natural Salto Morato, espécies é uma boa opção para começar!

Guias campo para identificação de aves

Todas essas espécies e muitas outras você pode encontrar em diversos guias de campo para identificação de aves. Eles englobam espécies a nível de Brasil ou por regiões e biomas. A nível de Brasil, destaca-se o "Guia completo para identificação de aves do Brasil - volume 2" e "Aves do Brasil Oriental - guia de bolso". De modo regionalizado, apresentando as espécies de aves com ocorrência em cada bioma ou região do país, destacam-se os guias de campo "Aves do Brasil: Mata Atlântica do sudeste" e "Birds of Brazil: the Pantanal e Cerrado of Central Brazil".