Já apresentamos aqui no blog Natureza e Conservação o ranking das 5 maiores aves brasileiras, mas você conhece as 5 menores aves do Brasil?

Quais são as menores aves do Brasil, as 5 menores aves do Brasil, menores pássaros do Brasil, pássaros, aves, birds, Smaller birds of Brazil, Pará, Tocantins, Amazônia, natureza, animais, animals, Extinção, animais pequenos, aves pequenas, pássaros pequenosNossa avifauna tem mais de 1900 espécies de aves e muitas delas são candidatas ao posto das menores aves brasileiras

Elas podem ser encontradas em diferentes regiões do Brasil, habitando deste áreas abertas a ambientes florestais. Apresentam cores variadas e encantam por sua delicadeza. Com o auxílio de um binóculos você poderá ver os detalhes de cada uma dessas espécies. Na internet você encontra modelos de binóculos com preços acessíveis, como o da Starscope. 

Vamos lá conhecer os 5 menores pássaros do Brasil?

5º Lugar: Beija-flor estrelinha – Calliphlox amethystina

O beija-flor estrelinha - Calliphlox amethystina, uma das espécies mais belas de beija-flores do Brasil. Mede cerca de 7,5 a 8,5 centímetros de comprimento, ocupando a quinta colocação do ranking das menores aves brasileiras. Embora amplamente distribuída no território brasileiro, é uma ave escassa, de ocorrência localizada em dossel e bordas das áreas de matas e capoeiras.

Aves do Brasil, beija-flor-estrelinha, Calliphlox amethystina, menores aves do Brasil, Amethyst Woodstar, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoApresenta bico reto, tanto o macho quanto a fêmea apresentam por cima coloração verde-bronzeada e mancha branca atrás dos olhos. O macho, o mais bonito, possui uma garganta vermelha cintilante, envolta por um colar branco que sobe pelos lados do pescoço. Sua barriga tem coloração esverdeada escamada de cinza, com um tom leve de marrom nos flancos e crisso. O macho ainda tem a cauda bifurcada na cor preta-violácea.

Já as fêmeas apresentam garganta na coloração cinza-claro salpicada de violeta e verde, envolta por um colar branco. Sua barriga é marrom-acanelada mesclada com branco no meio da barriga. A cauda é mais curta que a do macho, apresentando coloração verde-fosca com uma faixa subterminal preta.

O beija-flor-estrelinha geralmente apresenta hábitos solitários, visitando bebedouros e flores, procurando sempre pousar em ramos bem altos. O macho exibe-se para a fêmea em voos pendular de idas e vindas.

4º Lugar: Beija-flor-de-leque-canela - Lophornis ornatus

O beija-flor-de-leque-canela - Lophornis ornatus com seus 7 centímetros de comprimento ocupa o quarto lugar no ranking das menores aves do Brasil. Como as outras espécies do gênero, é um dos mais belos beija-flores do Brasil, apresentando cores exuberantes.

Aves do Brasil, beija-flor-de-leque-canela, Lophornis ornatus, Tufted Coquette, menores aves do Brasil, beija-flor, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoO macho apresenta o alto da cabeça na coloração marrom-avermelhado intenso, com a parte dorsal, coberteiras das asas e retrizes centrais na cor verde-dourado brilhante. As penas laterais do pescoço formam um leque na coloração marrom-claro, sendo suas pontas de cor verde-escuro brilhante, podendo as penas mais compridas atingir até 2,3 centímetros. A cauda é uma mistura de cores que vai deste a cor vinho a marrom-avermelhadas. Apresenta bico reto na cor vermelha com ponta escura.

A fêmea beija-flor-de-leque-canela é bem mais discreta que o macho, apresentando garganta, peito e cauda na coloração marrom-avermelhada. As laterais, coberteiras das asas na cor verde-dourado, enquanto que o uropígio na cor esbranquiçada. O bico tem a ponta preta, tendo sua mandíbula a mesma coloração e o maxila vermelho.

A espécie pode ser encontrada em áreas abertas (jardins, parques, etc.), áreas cultivadas, bordas de florestas úmidas e em regiões de savanas.

3º Lugar: Topetinho-do-brasil-central - Lophornis gouldii

O topetinho-do-brasil-central - Lophornis gouldii é bem parecido com a espécie de beija-flor-de-leque-canela - Lophornis ornatos, diferindo apenas quanto à coloração de seus leques. É uma das aves mais bonitas do Brasil e ocupa o terceiro lugar no ranking das menores aves do Brasil por possuir tamanho que varia entre 6,8 a 7,6 centímetros.

Aves do Brasil, topetinho-do-brasil-central, Dot-eared Coquette, beija-flor-topetinho-do-leque-pontilhado, Topetinho-do-leque-pontilhado, Lophornis gouldii, menores aves do Brasil, beija-flor, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoO macho também apresenta crista marrom-canela, entretanto mais longa e mais pontiaguda. As penas nas laterais do pescoço são mais longas, na coloração branca com pintas redondas esverdeadas nas pontas. A fêmea apresenta garganta marron-canela e coroa em um tom mais intenso de marrom canela do que a fêmea do topetinho magnífico, ambas sem a presença de manchas.

É considerada uma espécie rara, de ocorrência localizada e ligada a estação do ano, sendo encontrada em dossel, bordas de matas e capoeiras. No Tocantins esta bela ave do Brasil tem sido encontrada em jardins residenciais. Apresenta ser bem menos numeroso do que o topetinho-magnifico, embora as espécies possam ser encontradas juntas no mesmo habitat, apresentando comportamento similar entre si.

O topetinho-do-brasil-central está inserido na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da IUCN e do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

2º Lugar: topetinho-vermelho - Lophornis magnificus

O topetinho-vermelho - Lophornis magnificus é uma espécie de beija-flor escassa, de ocorrência localizada, provavelmente relacionada à época do ano, em dossel e bordas das matas, podendo ser encontrado em jardins e áreas abertas. Com seus 6,8 centímetros de comprimento ocupada a segunda posição no ranking das 5 menores aves do Brasil.

Aves do Brasil, beija-flor-topetinho-magnífico, topetinho-magnífico, Lophornis magnificus, menores aves do Brasil, Frilled Coquette, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoO macho tem bico vermelho com ponta preta, coroa e crista na cor marrom-canela, testa e garganta na cor verde intenso. Na parte superior apresenta coloração verde com uma faixa branca. No lado do pescoço está os apetrechos que destaca a espécie, um par de leques de penas alongadas na coloração branca com pontas verdes.

A fêmea do topetinho-vermelho é bem mais discreta que o macho, não apresentando a crista ou leque nos lados do pescoço. A testa apresenta cor marrom-canela salpicada de verde e a parte inferior apresenta coloração branca no centro e esverdeada nas laterais. A espécie alimenta-se em flores a qualquer altura.

Como nas demais espécies de beija-flores do gênero Lophornis, o topetinho-vermelho é uma das espécies de aves mais bonitas do Brasil.

1º Lugar: Caçula – Miyornis ecaudatus

Medindo cerca de 6,5 centímetros de comprimento, o caçula - Miyornis ecaudatus é o grande campeão do ranking das menores aves do Brasil. Seu porte também o credencia ao posto de uma das menores aves do mundo.

Menor ave do Brasil, menor pássaro do Brasil, menor ave do mundo, pássaros, Caçula, Miyornis ecaudatus, Short-tailed Pygmy-Tyrant, birds, birding, Tocantins, Pará, aves, animais, natureza, pássaros, fotos de aves, fotos, conservação da naturezaO intruso entre os beija-flores tem como principais características dorso, asas, uropígio e cauda na coloração verde-amarelada. As asas e cauda apresentam detalhes na cor escura, sendo as bordas amareladas. 

Apresenta cabeça na coloração cinza e anel periocular branco. A parte inferior, garganta e peito é branco, apresentando uma cauda extremamente curta.

Tem ampla ocorrência na região amazônica, vivendo especialmente nas copas das árvores de florestas úmidas e matas secundárias. Realiza voos acrobáticos para capturar suas presas, geralmente composta por pequenos insetos.

E você o que achou do ranking? Ficou algum pássaro fora da lista de menores do Brasil?

Guias de campo para identificação de aves

Essas espécies e muitas outras você pode encontrar em diversos guias de campo para identificação de aves. Eles englobam espécies a nível de Brasil ou por regiões e biomas. A nível de Brasil, destaca-se o "Guia completo para identificação de aves do Brasil - volume 2" e "Aves do Brasil Oriental - guia de bolso". De modo regionalizado, apresentando as espécies de aves com ocorrência em cada bioma ou região do país, destacam-se os guias de campo "Aves do Brasil: Mata Atlântica do sudeste" e "Birds of Brazil: the Pantanal e Cerrado of Central Brazil".

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.