A caça de animais selvagens é uma das principais causas da perda de biodiversidade e nos últimos tempos tem ganhado um importante aliado para sua difusão: as redes sociais. Diariamente somos bombardeados pelos grandes portais, como o Facebook e Youtube, com fotos e vídeos de animais sendo caçados e exibidos como troféus de um ato bárbaro contra nossa fauna, demonstrando o lado doentio do ser humano por este tipo de atitude contra a nossa biodiversidade.

caça de animais selvagens, vídeos, fotos, caça, animais silvestres, animais, caçada de animais selvagens, redes sociais, caça de onças elefantes caititu girafas veados, onças, veados, leão, natureza, conservação, youtube, facebookNo Facebook e diversos canais do Youtube é mostrado a ação cruel de caçadores contra diversas espécies de animais. Em uma rápida pesquisa no Youtube é possível encontrar centenas de vídeos mostrando ações de caça a animais selvagens na natureza. Estes vídeos mostram a crueldade contra diversos animais, tais como, girafas (Giraffa sp.), onças-pintadas (Panthera onca), veados (Mazama sp.), tatus (Dasypus sp.), leões (Panthera leo), ursos, antas (Tapirus sp.), caititu (Pecari tajacu), elefantes e capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), além de diversas espécies de aves.

Vale lembrar que a caça de animais silvestres, seja para fins alimentícios ou coleção, de modo geral, tem contribuído fortemente para a extinção de inúmeras espécies em todo o mundo. A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), ave de ocorrência exclusiva no Brasil, é uma das espécies que teve a caça predatória como uma das principais causas que a levaram a ser extinta na natureza. O mesmo tem ocorrido para várias outras espécies de animais, como o rinoceronte-da-sumatra, por exemplo.

É evidente que a exibição nas redes sociais de fotos e vídeos de animais sendo caçados acaba estimulando mais pessoas a realizar tais ações, criando até mesmo uma espécie de competição para ver quem captura o animal mais raro ou quem dá o tiro mais certeiro. É necessária a tomada de ações visando à preservação e proteção da fauna selvagem. Caçar animais silvestres é crime ambiental em diversas partes do mundo e os infratores devem ser punidos por tais atitudes.

Cada um de nós, como protetores dos animais, podemos fazer a nossa parte. Ao se deparar com fotos e vídeos de animais vítimas de caça nas redes sociais tente reunir o máximo de informação sobre a situação e denuncie o infrator junto aos órgãos ambientais competentes. No Facebook, Youtube e demais redes sociais, denuncie o conteúdo para que o mesmo possa ser retirado do ar, evitando sua difusão para mais pessoas. Precisamos preservar nossa biodiversidade.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.